A cirurgia laparoscópica é uma técnica de realização da cirurgia através de incisões pequenas na pele ao invés de uma grande incisão. Por estas pequenas incisões, os "portais" são colocados para passar uma óptica e instrumentos para executar as operações, e dióxido de carbono é usado para inflar o espaço de trabalho operacional.

As principais vantagens da cirurgia laparoscópica são a redução da dor pós-operatória e menor período de recuperação em comparação a cirurgia aberta.

Outras vantagens incluem uma visão ampliada dos órgãos internos que permite uma cirurgia mais precisa, com menor perda sanguínea e uma aparÉncia estética superior.

A cirurgia laparoscópica tem sido o padrão de tratamento para as cirurgias renais e, quando realizada por um cirurgião treinado é tão seguro e eficaz como a cirurgia aberta.

Os urologistas são treinados para realizar estas cirurgias no Hospital Vera Cruz.

As seguintes operações são preferencialmente realizadas por laparoscopia:

• Nefrectomia laparoscópica (remoção do rim - câncer ou doenças inflamatórias com perda de função)
  • Laparoscopia para remoção de cistos renais complexos
  • Pieloplastia (reconstrução do sistema coletor de urina dos rins por obstrução entre o rim e ureter)
  • Adrenalectomia (remoção da glândula adrenal)
  • Nefrectomia parcial (remoção de um tumor renal pequeno)

Outros procedimentos menos comumente realizados são:

• Laparoscopia para remoção de pedras nos rins
  • Laparoscopia para reparo de varicocele (veias dilatadas e por dolorosas em torno do testículo)

• Rua Barreto Leme, 214 - Centro - Campinas / SPCEP: 13010-200Tel: (19) 3231-3000 / 3231-8060
    website design by CS Art Web